NEPP na Jornada Regional do Patrimônio Industrial
- Davi Luis Galindo dos Santos
- 25 de set. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2024
Os pesquisadores de iniciação científica Davi Luis Galindo dos Santos, Ingrid Costa Assis e Marina Abreu, do Núcleo de Estudos em Patrimônio e Projeto (NEPP), do grupo de pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade (GPAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Presidente Prudente, participaram da Jornada Regional do Patrimônio Industrial (Região Sudeste), na cidade de Campinas-SP, cuja apresentação de trabalhos e conferências ocorreram no dia 30 de agosto de 2019.
As Jornadas Regionais são eventos promovidos pelo Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil), com colaboração de outras entidades, nesta edição contou com o apoio do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara), local onde se realizou o evento, bem como, do projeto Memória Ferroviária (MF), coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Romero (UNESP-Rosana).
Os trabalhos inscritos na jornada se dividiram em quatro eixos temáticos, sendo eles: (1) A memória do trabalho nos espaços industriais; (2) Espaços industriais e Arte; (3) Cidade e Paisagem Industrial e (4) Acervos documentais e patrimônio da indústria.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
-Conjunto Ferroviário de Andradina: Preservação e adequação aos usos contemporâneos, Ingrid Costa Assis (grupo 2);
-Vila Itororó, SP, contexto histórico e ativação, Marina Abreu da Silva (grupo 4)
-Casa das Caldeiras - Remanescente Industrial do Antigo ‘Império’ Matarazzo, Davi Luis Galindo dos Santos (grupo 3).
Os resumos publicados estão disponíveis na página digital do Projeto Memória Ferroviária, para conferi-los clique AQUI.
Commentaires